Seguidores

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ciclovias


Olá,

Estou diariamente indo a Avenida Centenário, após a reforma e alterações paisagísticas feitas no final no mês de Outubro do ano passado, a avenida ficou de fato bela e arrumada favorecendo um ambiente propicio a caminhada e lazer aos moradores da Barra, Calabar e bairros próximos, pode inclusive servir de projeto piloto para as outras avenidas de vale da Cidade (Canela, Vasco da Gama, Paralela).

Que os anjos digam amém!

Alias se não me falha a memória, este assunto junto com as ciclovias foram citados na campanha a prefeitura de salvador, pelos candidatos.

Encanta-me a idéia da ciclovia, penso que seria dar condições de segurança para os cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e circulam por nossa cidade seja deslocando-se de casa para o trabalho e vice-versa ou no entretenimento.

“Googlei” e achei na internet algumas informações a respeito, abaixo duas relevantes:

O diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Renato Buareto, esclarece que a construção de ciclovias é de responsabilidade dos estados e municípios. Apesar disso, ele ressalta que o governo federal tem um programa de incentivo a essas vias: o Bicicleta Brasil.

“O que o governo federal faz é um programa de estímulo e apoio, que orienta, oferece informações e faz estimativas de custos para que estados e municípios implementarem as ações”, explica.

Aqui pertinho em Aracaju, os ciclistas já não disputam o espaço nas vias públicas com os carros e motos. O projeto cicloviário da cidade já construiu cerca de 31 km de vias.

Com um investimento de mais de R$ 700 mil, a prefeitura viabiliza o uso seguro da bicicleta como meio de transporte.

Bem, Aracaju tem um relevo predominantemente plano, propício para a construção de ciclovias, mas acredito não ser este o requisito principal para adoção da idéia.

Analisando como seriam as ciclovias em Salvador, penso, que podem ser construídas interligando as avenidas de vale e as orlas da Cidade.

Será que é um sonho!

Um comentário:

Unknown disse...

Mário,
conseguir !